É o exato momento em que o agente está cometendo o crime, ou, quando após sua prática, os vestígios encontrados e a presença da pessoa no local do crime dão a certeza deste ser o autor do delito, ou ainda, quando o criminoso é perseguido após a execução do crime.
Durante a oitiva do cliente na delegacia, o advogado deve estar presente para garantir que seus direitos sejam respeitados. E ele deve orientar o cliente sobre o que pode e o que não pode ser dito, Porque isso pode evitar que ele se incrimine inadvertidamente.
A audiência de custódia é um procedimento judicial que ocorre quando uma pessoa é presa em flagrante e deve ser apresentada a um juiz para que ele analise a legalidade da prisão, se o acusado deve ser libertado ou se a prisão deve ser convertida em prisão preventiva.
A representação criminal é uma manifestação da vítima de um crime que autoriza a instauração de um inquérito policial ou a denúncia do Ministério Público. É uma condição para que o Ministério Público possa exercer a ação penal.
Os crimes julgados no Tribunal do Júri são os dolosos contra a vida, consumados ou tentados, como homicídio, aborto, infanticídio, genocídio e crimes de apoio ao suicídio.O advogado de defesa representa legalmente o acusado em todo o processo, desde a escolha dos jurados até a apresentação de provas e argumentos.
Quando há condenação inicia-se a fase de execução da pena. Nesse período, o preso necessita de assistência jurídica para acompanhar a progressão da pena e para que seus direitos sejam respeitados até que ele deixe o sistema prisional.
Os crimes contra a honra são a calúnia, a difamação e a injúria, que estão previstos no Código Penal brasileiro:
A injúria pode ser verbal, escrita ou física, sendo que a injúria física tem pena maior. Para apresentar uma queixa por crime contra a honra, a vítima tem 6 meses a partir do momento em que toma conhecimento do crime. As provas podem ser mensagens de celular, gravações de ligações ou vídeos, postagens em redes sociais ou testemunhas.
O crime de violência doméstica é qualquer ação ou omissão que cause sofrimento, lesão, morte, dano moral ou patrimonial, ou seja, qualquer forma de violência praticada contra uma mulher no âmbito familiar ou doméstico.
A Lei Maria da Penha, que regulamenta a violência doméstica, aplica-se a:
A Lei Maria da Penha prevê que a autoridade policial pode: Prender o agressor em flagrante, Registrar o boletim de ocorrência, Instaurar o inquérito policial, Remeter o inquérito policial ao Ministério Público, Solicitar ao juiz a decretação da prisão preventiva.
Copyright © 2024 Guimarães & Vieira – Todos os direitos reservados.
Powered by GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.